Cor de rosa | Gabriela Gouveia >> fotografia, moda, maquiagem, DIY, dicas e tutoriais

Um turista em Paris: curiosidades e fatos

Paris

Paris, ah Paris! Acho que nunca vou encontrar palavras pra descrever esse lugar de uma forma completa. Essa é a minha cidade favorita no mundo todo com certeza, e sei que vai ser para sempre assim por mais que eu conheça mil cidades e países…a cidade luz é encantadora, mágica, feliz e sinceramente pra mim só falta uma coisa para ser perfeita: eu gostar da comida de lá (sou chata pra comida e não gostei de praticamente nada, kkkk :( ). Enquanto ficamos por lá vivendo a rotina parisiense pude perceber algumas coisinhas e queria muito compartilhar com vocês, espero que gostem :) .

O frio não é super congelante como eu imaginei.

Óbvio que o clima na época que eu fui (Janeiro de 2016) pode ter sido completamente diferente dos anos anteriores (pegamos 10º) , mas eu esperava muito mais frio e até neve. Dá para andar super tranquilamente com casacos mais finos e durante o dia o sol abre diversas vezes, quando chove é uma garoa super fininha e passa rápido :) .

Os franceses são muito reservados e não mal educados como haviam me falado.

Eu sai do Brasil morrendo de medo de ter que perguntar alguma coisa para os franceses, pois todo mundo me falou que eles eram mal educados e odiavam dar informações ou sequer falar com estranhos. Me desculpem, mas isso é totalmente mentira. É óbvio que eles são muito reservados, mas mal educados não! Li dicas para sempre pedir informações para pessoas mais jovens, mas recebemos ajuda até de uma senhora de idade que não falava um pingo de inglês… é claro que existem as pessoas que estão estressadas e sem paciência, mas vai com fé, educação e jeitinho que suas dúvidas na maioria das vezes serão resolvidas, hahaha!

Existem flores espalhadas pela cidade mesmo no inverno.

Ah Paris, pra que ser tão linda? Se eu fosse muito rica e pudesse comprar uma cidade só pra mim com certeza seria Paris (de onde eu tiro essas coisas? rs). Paris é tão linda que você nem precisa esperar a primavera para ver flores espalhadas na cidade. Claro que a paisagem é completamente diferente (árvores peladas e grama marrom na maioria dos lugares), mas essa cidade é linda eternamente <3 . Ninguém presta atenção em você (roupas e condição social).

Uma das coisas que mais me encantaram foi que todo mundo é "na sua" e em nenhum momento olham torto ou julgam você pela aparência ou classe social ao contrário de nós brasileiros (no metrô pude perceber exatamente isso, onde pobres andam com ricos em perfeita harmonia).

As ruas não tem sinalização fácil para turistas.

Ao contrário de Londres que ao meu ver é mega sinalizada, Paris deixa a desejar nesse quesito. A maioria das placas das ruas ficam localizadas no meio delas, então dá pra se perder facilmente, por isso dei a dica de utilizar o Google Maps no celular quando precisar se guiar.

As palavras mágicas são: bonjour, bonsoir, merci e pardon.

Acho que o maior medo de quem viaja para o exterior é essa barreira da linguagem, principalmente se você não sabe nem o básico do básico como é o meu caso com o francês. Apesar disso conseguimos nos virar muito bem e essas quatro palavrinhas nos salvaram, hahaha. Na verdade a única língua que você precisa pelo menos saber o básico é o inglês, mas isso não tem jeito pois em praticamente todos os países pelo menos uma pessoa vai saber falar pra te ajudar. Nós usamos bastante para pedir informação no aeroporto e também na estação de trem para irmos até Bayeux e Londres.

Sempre tem algum setor da cidade em greve.

SEMPRE! Principalmente relacionado a transporte como ônibus, metrô, trem e taxi, então fique ligado! Quando chegamos em Paris tínhamos planos de pegar um táxi até nossa casa e quando chegamos estavam em greve. Como nós estávamos super nervosos acabamos esquecendo do Uber e pegamos logo de primeira – e com todas as nossas malas pesadas – o metrô. Ficamos quase três horas entre nos acalmar, pedir informação e pegar as linhas corretas, foi horrível :( .

O metrô é simplesmente amor!

O metrô de Paris é tipo incrivelmente incrível, sabe? Te leva pra todos os cantos de Paris (e fora de Paris) com uma super integração, além de ser mega sinalizado e fácil de entender quando você está dentro dele.

A pirâmide do Louvre não é bonita.

Bem que os franceses falam que a pirâmide do Louvre é "uma cicatriz na face de Paris", eu também achei que a arquitetura moderna misturada com a clássica não combinaram em nada, mas talvez seja porque as fontes de água estavam desligadas e não era verão, rs. De qualquer maneira é lógico que tirei minhas fotos ao lado delas :) .

Lá é muito seguro.

Nós chegamos em Paris dois meses após o atentado no Bataclan e estávamos bem apreensivos quanto a segurança, por isso todo o nosso cronograma foi feito com base em não estar em nenhum lugar cheio e principalmente com muito movimento à noite, pois não sei se tem algo a ver mas ao "estudarmos" os ataques em Paris percebemos que a maioria aconteceu à noite e em locais com muitas pessoas aglomeradas, esse foi o motivo de não termos ido a nenhum restaurante ou casas de shows. Apesar desse cuidado que tivemos posso dizer que Paris é muito segura, a polícia está em todos os lugares e devido aos ataques até o exército estava na rua, então sinceramente me senti mais segura lá do que em todos os meus 25 anos morando em São Paulo.

Existe uma Disneyland perto de Paris.

Se você é como eu que não conhece ainda a Disney de Orlando pode aproveitar sua ida à Paris e visitar a Disneyland Paris (antigamente conhecida como EuroDisney). Ela é uma versão menor do parque, porém com a mesma magia e fica a apenas 40 minutos de Paris…tem post completo e vlog sobre esse dia inesquecível nesse link aqui.

Os pássaros não tem medo de você.

Principalmente corvos e pombos, êta bichinhos destemidos! As pombas praticamente sobem em você pra ganhar comida e os corvos são muito lindos e bonzinhos, porém não aconselho chegar perto dos ninhos deles senão eles correm atrás de você.

Paris é quase totalmente plana.

Êta que isso foi a maior belezura de toda a viagem! Como falei nos posts com os vlogs da viagem logo no primeiro dia de tanto subir e descer morros na Normandia e não ter me preparado para isso fiquei com as pernas ferradas e com muita dor, por esse motivo passei a viagem toda andando igual uma velhinha e chorando de dor. A cidade ser plana me ajudou MUITO a não ter algum ligamento rompido ou coisas assim, a única parte da cidade que é elevada pelo que reparei é Montmartre, por esse motivo só olhei o básico de lá :( . Minha dica se você é sedentária como eu é começar a caminhar um tempo antes de viajar e se programar para visitar os pontos turísticos à pé. A maioria é super pertinho um do outro, se você quer ver Paris de outro ângulo e aproveitar para ser "parisiense por um dia" essa é a minha dica master <3 . Eles fazem liquidações com muito desconto ainda na estação.

País de primeiro mundo é assim né gente, sabe como agradar as pessoas, hahaha! Ao contrário do Brasil onde as liquidações de verão são feitas quando já estamos no outono, a de outono no inverno e a do inverno na primavera, lá a liquidação de inverno rola já no inverno mesmo e em cada estação é assim também, e quando eu digo liquidações são preços bem baixos mesmo, encontrei sobretudo por R$60,00 (daqueles pra aguentar invernão mesmo, sabe?). A liquidação deles se chama SOLDES :) .

Facebook: Cor de rosa no facebook
Instagram: @gabirgouveia
Twitter: @blogcorderosa
Youtube: Gabriela Gouveia – para se inscrever é só clicar no simpático botão vermelho abaixo :)


Como economizar nas compras online
Inspiração: alianças de ouro
Como criar logos gratuitamente na internet
16 comentários
  • Maiara

    Adorei, informações bem legais, trazem um verdades, não apenas o que mostram

    Responder
  • Mandy

    Tem muitos que confundem ser reservado com ser fechado, ter poucos amigos, tipo nada a ver D: eles são pessoas normais, só não são como a maioria dos brasileiros que são mais calorosos e meio escandalosos haha e estressados? As vezes é só um dia ruim da pessoa, todos temos também.
    O lance de falta de sinalização eu tô acostumada, aqui no Rio tem muito pouco e eu vejo os turistas sofrendo com isso. Talvez isso deve isso planejado, já que tinham feito a capital parecer ao máximo com Paris, por que não? haha. Eu acompanho um youtuber alemão que diz muito isso, que na Europa é super seguro independente do horário! Muito legal o seu post, gostei muito das curiosidades abordadas.

    beijos,
    Mandy
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    Responder
  • Isabella Lôbo

    Eu estou apaixonada por essas dicas Gabi. Acho que foi o melhor guia de Paris que já li, também sou apaixonada pela cidade. <3
    http://www.garotascomestilo.com

    Responder
  • Gêmeas de Rosa

    Amei o post. Uma das cidades que mais quero conhecer, sem dúvidas é Paris. Londres também está nos meus planos. Espero realizá-los.
    Seu blog é lindo, parabéns!
    Beijos,
    Fê.

    Responder
  • Malu Silva

    Adorei o post! Sou louca pra conhecer Paris, e ver curiosidades assim me deixa com ainda mais vontade de ir <3

    sorria sempre :)
    http://www.malusilva.com.br

    Responder
  • Jade Amorim

    Curiosamente eu nunca tive vontade de conhecer Paris, é lindo e tals mas… deixa lá, sabe? Sou mais ou menos assim com todos os países que tanta gente ama visitar.
    Mas adorei ler sobre as curiosidades, principalmente a parte que eles não são mau educados coisa nenhuma. Acho que brasileiro é um povo muito comunicativo e confunde gente reservada com falta de educação né? rs

    Beijos.

    Responder
    • Gabriela Gouveia

      Ahhhh Jade, o dia que você for vc me conta, o astral de lá é incrível. Beijocas

      Responder
  • Francine

    Amei seu post, todo completinho ? Morro de vontade de conhecer Paris, tenho fé que ainda vou lá ? Ah! sabe o que mais me encanta? O fato de existir flores espalhadas pela cidade mesmo no inverno ? Sou apaixonada por essa paisagem de flores ?
    Beijos :*
    http://www.diveneta.com.br

    Responder
  • Bianca

    Eu nunca peguei 10ºc na vida, então uashushsh essa do frio pra mim seria sofrência sim rs. Agora, muitos dos fatos eu desconhecia. Que ótimo tanta liquidação assim. Cara, se eu pudesse visitaria a Disney de todos os países em que eles estão, é muita fofura. ? xoxo, Blog B de Bia

    Responder